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Assistente Administrativo WWF

Publicado em: 2024-11-26 08:23:59

Local: Maputo, Moçambique

Tipo de Vaga: Tempo Integral

Nível de Experiência: Sênior

Descrição da Vaga


  • O Fundo Mundial para a Natureza (WWF), é uma organização internacional fundada em 1961, estabelecida em Moçambique em 2001, com escritórios nas províncias de Nampula (Angoche), Niassa (Metangula), Sofala (Marromeu), Inhambane (Vilanculos) e Cidade de Maputo. Actualmente, o WWF Moçambique está a implementar a sua Segunda Estratégia Nacional (2020-2030), cujo o objectivo principal é influenciar e assegurar uma conservação e gestão responsável da biodiversidade única de Moçambique, em benefício das gerações presentes e futuras. No âmbito da estratégia nacional, seis áreas geográficas foram priorizadas para serem o foco do trabalho de conservação do WWF. Uma dessas áreas prioritárias é a Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS)
  • A APAIPS é uma área protegida relativamente recente (2012). O WWF MCO tem estado ativo na paisagem marítima desde 2008, trabalhando em intervenções de conservação e meios de subsistência. O nosso foco é apoiar a ANAC na gestão da área protegida; apoiar as comunidades na gestão dos santuários de pesca; desenvolver planos de gestão da pesca artesanal local e apoiar o governo local e as comunidades na sua implementação efectiva; promover a gestão sustentável dos mangais e das espécies costeiras e marinhas com importância comercial e de subsistência; proteger as espécies marinhas ameaçadas ou em perigo de extinção e as espécies emblemáticas; e apoiar os meios de subsistência sustentáveis para melhorar a segurança alimentar e nutricional
  • O WWF MCO tem actuado nesta paisagem marinha desde 2008, e recentemente assinou um acordo de parceria com Proazul para implementação do projecto “Reforço das capacidades de 21 CCPs e apoio para a consolidação de 6 Áreas de Pescas de Gestão Comunitária (APGC) em Moma e Pebane”. As actividades deste projecto, financiado pelo Banco Mundial, serão implementadas pelo WWF MCO em estreita coordenação com a Administração Nacional das Pescas, ADNAP IP, e a Administração da APAIPS
  • O projecto ‘Reforço das capacidades de 21 CCPs e apoio para a consolidação de 6 Áreas de Pescas de Gestão Comunitária (APGC) em Moma e Pebane’’ tem como objectivo geral Implementação efectiva dos Planos das Pescarias Artesanais das Áreas de Pesca de gestão Comunitárias dos distritos de Moma e Pebane através do reforço da capacidade dos técnicos do sector e do fortalecimento dos Conselhos Comunitários de Pesca. Este projecto tem quatro resultados esperados, nomeadamente:
  • Resultado 1. Incremento dos índices de registro do licenciamento da pesca artesanal e redução de artes nocivas nos distritos de Moma e Pebane
  • Resultado 2. Os planos de gestão das pescarias artesanais são implementados de forma eficaz nas 6 Áreas de Pesca de Gestão Comunitárias (APGC) nos distritos de Moma e Pebane
  • Resultado 3. Conselhos Comunitários de Pesca (CCPs) de Moma, Larde e Pebane empoderados e jogando um papel chave no processo de uso sustentável dos recursos pesqueiros
  • Resultado 4. As capacidades dos técnicos da ADNAP IP de Nampula e Zambézia e dos SDAEs de Moma, Larde e Pebane, responsáveis por garantir a exploração sustentável dos recursos pesqueiros acessíveis a pesca artesanal, são reforçadas É neste contexto que o WWF, pretende contratar um(a) Assistente Administrativo com experiência adequada para executar os procedimentos administrativos e financeiros em conformidade com as normas da organização e legislação nacional e prestar assistência em processos de procurment e finanças e gestão administrativa do Projecto
  • Relações de Trabalho:
  • Interno: Interagir e trabalhar em estreita colaboração e regularmente com o Oficial Sénior de Pesca, Oficial Sénior de Marinho do WWF, o Gestor de Programa do WWF na APAIPS e com todos os outros membros da equipa de implementação do projecto, bem como membros do equipa do programa marinho e da equipa de comunicações baseados em Angoche e em Maputo
  • Externo: Interagir e trabalhar regularmente com técnidos do projecto, Administradora de APAIPS, Director e técnicos dos SDAEs, instituições de base comunitária, e governo local em colaboração com o pessoal de implementação do projecto
  • Esta descrição de tarefas abrange as principais obrigações e transmite o espírito do tipo da tarefa que são antecipadas proactivamente da equipe. Outras tarefas podem ser atribuídas conforme necessário de acordo com a organização

Habilidades Requeridas

  • O Assistente Administrativo deverá reunir os seguintes requisitos principais:
  • Possuir formação académica superior nas áreas de administração, gestão, gestão financeira ou áreas afins
  • Ter Experiência Profissional comprovada de pelo menos 3 anos na área de gestão de escritórios e documentação, secretariado
  • Experiência comprovada de ter trabalhado com o governo e/ou organizações nãogovernamentais
  • Boa capacidade de redação
  • Disponibilidade imediata
  • Nacionalidade moçambicana
  • Fluência em comunicar em português e inglês (verbal ou escrita) é desejável;
  • Conhecimento das línguas locais, nomeadamente Emacua e Koti será uma vantagem
  • Capacidade de redigir cartas informativas oficiais ao governo e outras partes interessadas
  • Capacidade de preparar documentos informativos do projeto e materiais de treinamento e realização de workshops para capacitar outras pessoas e criar conscientização
  • Boa capacidade de comunicação
  • Capacidade de falar em público e experiência para levantar questões e apresentar informações em conferências e seminários, etc.
  • Experiência e capacidade de trabalhar com equipas e ambientais multidisciplinares (Governo, ONGs, Sociedade Civil)
  • Conhecimentos informáticos em MS Office (MS Word), planilhas (Excel), apresentações (MS PowerPoint), e-mail e pesquisa na internet são essenciais.
  • Outras competências pessoais:
  • Interesse, paixão e empenhamento comprovados na conservação da natureza e no trabalho de desenvolvimento comunitário
  • Capacidade comprovada de trabalhar e viver em locais remotos sem acesso a tempo inteiro a alguns bens (lidar com cortes de eletricidade de tempos a tempos, etc.), bem como flexibilidade e adaptabilidade para se ajustar a novos ambientes de trabalho
  • Profissional auto-motivado, dinâmico e proactivo, com espírito de colaboração e de equipa
  • Capacidade de passar ocasionalmente longas horas a viajar de 4x4 em todo-o- terreno e de barco
  • Capacidade de representar a organização e os seus valores com elevados padrões de qualidade
  • Tolerância zero a comportamentos corruptos e ser um exemplo para os outros
  • Pessoa trabalhadora e responsável com boas capacidades de organização, análise, comunicação e liderança
  • Adere aos valores do WWF, que são: Apaixonado e otimista, desafiador e inspirador, credível e responsável, perseverante e com resultados
  • Adere aos comportamentos do WWF, que são: Esforçar-se para causar impacto; ouvir profundamente; colaborar abertament

Habilidades Desejadas

Tarefas, Responsabilidades e ou Resultados Esperados

  • O(a) Assistente Admnistrativo é responsável pela implementação das actividades relacionadas com a pesca de pequena escala nos Distritos de Moma e Larde, na Província de Nampula. Ele/ela irá:
  • Apoiair na implementação das actividades de pesca de pequena escala da WWF na Provincia de Nampula e Zambezia
  • Apoio na execução geral das actividades de administração, secretariado, finanças, e prestar apoio a outros funcionários, conforme necessário
  • Colaborar com outros oficiais de campo, fornecendo assistência técnica conforme necessário, de acordo com as políticas, procedimentos e padrões do WWF
  • Colectar dados, apresentações e elaborar relatórios ou actas de reuniões
  • Auxiliar na preparação e manutenção de todos os documentos de projecto
  • Arquivar e organizar documentos físicos e digitais, garantindo que sejam facilmente acessíveis aos colaboradores
  • Auxiliar na marcação de reuniões, compromissos e eventos em coordenação com o Gestor de APAIPS e o Oficial Sênior de Pescas
  • Garantir o funcionamento normal do escritório e certificar se o equipamento de escritório está em boas condições de funcionamento
  • Ajudar na execução de projeto e tarefas específicas, conforme necessário
  • Receber e registar as comunicações recebidas, analisar e liberar documentos que exijam ação do WWF
  • Auxiliar em atividades financeiras, como controle de despesas e faturamento
  • Actualizar e manter registos de consultores, fornecedores e funcionários
  • Fazer e confirmar as reservas de viagens e hotel para equipe do projecto
  • Processar, preparar e facilitar reuniões internas e externas
  • Elaborar cartas informativas e de resposta ao governo e outras partes interessadas, conforme necessário
  • Gerir correctamente e preparar informações de escritório;Desempenhar outras funções relacionadas que possam ser atribuídas pelo seu superior hierárquico para a implementação eficiente do programa de conservação do WWF

Data Limite para Candidatura

2024-12-08

Emprego 1
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