TECHNICAL PRODUCT OWNER / LÍDER DE TRIBO – DIRECÇÃO DE SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO – DSTI
Publicado em: 2024-12-13 09:39:22
Local: Maputo, Moçambique
Tipo de Vaga: Tempo Integral
Nível de Experiência: Sênior
Descrição da Vaga
É apaixonado por tecnologia, mas ainda mais apaixonado por inspirar equipas a fazer acontecer? Então este anúncio é para si. Procuramos um TECHNICAL PRODUCT OWNER / LÍDER DE TRIBO – DIRECÇÃO DE SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO – DSTI que coloca as pessoas e as necessidades do negócio no centro de tudo e que FAZ ACONTECER!
Uma instituição que acredita que a verdadeira inovação acontece quando combinamos a tecnologia com a paixão e o talento das pessoas. Estamos comprometidos em criar um ambiente onde cada colaborador possa prosperar, contribuir com ideias inovadoras e crescer tanto profissionalmente quanto pessoalmente.
O que esperamos de si
- Liderar uma equipa de TI com foco nas pessoas, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo.
- Desenvolver e implementar estratégias tecnológicas que impulsionem o sucesso do negócio, sempre com o bem-estar dos colaboradores em mente.
- Colaborar estreitamente com as Unidades de Negócio para entender as suas necessidades e desenvolver soluções tecnológicas que respondam às mesmas.
- Cultivar uma cultura de inovação, aprendizagem contínua e excelência técnica.
O que procuramos
- Experiência mínima de 10 a 15 anos em liderança de equipas de TI, com foco em desenvolvimento de talentos e gestão de mudança, preferencialmente no sector financeiro.
- Experiência na implementação de sistemas de informação críticos para o sector bancário, incluindo core bancário (Oracle/Temenos/Finastra ou outros)
- Paixão por trabalhar com pessoas e habilidades excepcionais de comunicação e relacionamento interpessoal.
- Visão estratégica para alinhar a tecnologia com os objectivos de negócio da instituição.
- Capacidade comprovada de traduzir requisitos de negócio em soluções tecnológicas eficazes.
- Mentalidade orientada para resultados, com um forte compromisso com a qualidade e a excelência.
Missão da Tribo de Canais:
Facilitar e aprimorar a interacção do Cliente com nossos serviços, oferecendo uma experiência integrada, segura e conveniente, através de múltiplos canais digitais para atender às necessidades e expectativas do Cliente (interno ou externo) de forma personalizada, uniforme e eficiente.
Missão da Tribo de Serviços de Integração:
Gerir plataformas de integração e parcerias com agentes externos, garantindo a sua estabilidade e evolução, considerando as boas práticas de implementação e gestão do versionamento da(s) plataforma(s).
Habilidades Requeridas
Formação Académica:
Licenciatura ou Mestrado em Tecnologias de Informação, Engenharia Informática, Sistemas de Informação ou área relacionada.
1.2. Formação Específica:
Formações ou Certificações relevantes na área de tecnologia da informação, como por exemplo Agile/Metodologias Ágeis.
Outras formações:
2. Experiência profissional:
- Experiência profissional comprovada e conhecimento técnico profundo na área de canais (internos e externos), plataformas de integração e parcerias com agentes externos;
- Experiência no desenvolvimento, implementação e manutenção de canais digitais, de forma a garantir a integração eficiente de soluções tecnológicas e a entrega de uma experiência consistente e integrada ao Cliente em todos os canais disponibilizados pelo Banco;
- Experiência em desenvolvimento de parcerias e orientação para o negócio;
- Experiência capaz de garantir a integração eficiente de soluções tecnológicas de parceiros com os vários pontos do ecossistema do Banco;
- Experiência comprovada em liderança de equipas (mínimo de 2 a 3 anos) de TI e gestão de projectos.
- Experiência com metologias ágeis, ex. scrum ou SAFe;
- Experiência em trabalhar com containers, ex. Kubernetes, docker;
- Experiência em desenvolvimento de software front&backend.
3. Competências:
- Capacidade de liderança, de trabalho e motivação de equipas multidisciplinares de tecnologia, promovendo uma cultura de inovação, colaboração e excelência técnica para alcançar os objectivos estratégicos do Banco;
- Capacidade de tomada de decisão;
- Excelentes habilidades de comunicação e capacidade de trabalhar em colaboração com todas as partes interessadas, internas e externas à DSTI;
- Orientação para o Cliente e para a melhoria contínua dos canais digitais e outros serviços de parceiros oferecidos pelo Banco, para atender às necessidades e demandas do Cliente de forma eficaz e eficiente;
- Conhecimento do sector financeiro, incluindo tendências, regulamentação e boas práticas, por forma a garantir que as soluções tecnológicas oferecidas pelo Banco atendam às necessidades específicas e requisitos regulatórios do sector bancário em Moçambique.
Habilidades Desejadas
- Assegurar que as soluções tecnológicas oferecidas pelas suas tribos atendem às necessidades do Cliente (interno ou externo);
- Actuar como elo entre o negócio e as equipas técnicas, assegurando viabilidade técnica e financeira das decisões tomadas;
- Garantir o equilíbrio entre as necessidades técnicas e do negócio;
- Gerir a equipa, em coordenação com os Delivery Leads das diferentes squads das tribos de Canais e de Serviços de Integração;
- Assegurar a disponibilidade, manutenção e evolução de canais internos e externos oferecidos pelo Banco, bem como da solução de Middleware, dos serviços de pagamentos e outras plataformas de integração com parceiros do Banco;
- Monitorizar a implementação de iniciativas definidas no Plano Estratégico do Banco, com foco na sua área de actuação;
- Apoiar, elaborar e monitorizar o orçamento anual da sua área de actuação;
- Monitorizar o processo de contratação, acompanhamento e avaliação de parceiros com responsabilidade no âmbito da terciarização de responsabilidades.
Se está pronto para liderar uma equipa de TI focada nas pessoas e que impulsiona o sucesso do negócio, queremos conhecê-lo! Junte-se a nós e faça parte de um Banco onde a tecnologia e as pessoas se unem para criar um futuro brilhante.
Data Limite para Candidatura
2024-12-30